quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

PARTICIPAÇÃO DOS GUARDAS DA JARBA - 1925-1949

Inauguração no Museu da Cidade em 10 de março


Ponte-cais da Torreira, 1936


No próximo dia 10 de março, pelas 16:00, vai proceder-se, no Museu da Cidade de Aveiro, à inauguração da exposição “PASTA 76 e 76-A - Participações dos guardas da Junta Autónoma da Ria e Barra de Aveiro e avulsos – 1925-1949”.
Na ocasião será assinado um Acordo de Parceria entre a Administração do Porto de Aveiro e o Museu da Cidade de Aveiro, entidades que há anos vêm mantendo profícua colaboração.
A exposição, de natureza documental, é composta por documentos constantes da “Pasta 76 e 76-A”, uma das muitas pastas existentes no Arquivo Histórico-Documental da APA (AHDAPA) e que se encontram a ser digitalizadas.
Sob a epígrafe “PARTICIPAÇÕES”, a pasta 76 e 76-A compreende 28 processos, para um total que ultrapassa o meio milhar de páginas, reportando ao período compreendido entre 4 de Novembro de 1925 e 5 de Junho de 1950.
Arquiva, essencialmente, a correspondência entre os guardas da Junta Autónoma da Ria e Barra de Aveiro (J.A.R.B.A.) e a direcção da Junta, presidida por um Engenheiro-Director. Há ainda troca de correspondência entre a direcção da J.A.R.B.A. e entidades oficiais (Direcção-Geral dos Serviços Hidráulicos, Capitania do Porto de Aveiro, Ministério Público, Governo Civil de Aveiro, entre outros).A exposição surge como resultado de um segundo processo de digitalização documentos existentes no Arquivo Histórico-Documental da APA, processo iniciado em Janeiro de 2012 pelo Porto de Aveiro com o Alto Patrocínio da Comunidade Portuária de Aveiro.
Este processo surge na sequência dos resultados positivos obtidos com a preservação, digitalização, catalogação e inventariação de milhares de documentos do AHDAPA, aquando do bicentenário da abertura da Barra de Aveiro, em 2008.Mais alguns milhares de documentos estão a ser digitalizados, tendo em vista não só a sua preservação, como também a ulterior disponibilização aos cidadãos. Tal acontecerá, como tem sido prática da empresa, através da cedência directa de documentos aos interessados, publicação na web ou organizando exposições em espaços adequados.A exposição “PASTA 76 e 76-A - Participações dos guardas da Junta Autónoma da Ria e Barra de Aveiro e avulsos – 1925-1949” revela uma parte do valioso espólio agora objecto de tratamento.
Patente até 25 de Março, com o seguinte horário:
terça a sexta 9h30-12h30 e 14h-18h / Sábado e Domingo – 14h-18h [encerra à segunda-feira]A Administração do Porto de Aveiro e o Museu da Cidade de Aveiro convidam a população a estar presente no acto inaugural.
Aos visitantes serão oferecidas algumas cópias dos documentos expostos.

- Posted using BlogPress from my iPad

Sem comentários:

Enviar um comentário